quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Não ao OOXML


Bom, para começar esse blog, gostaria de falar sobre o porque devemos dizer não ao OOXML.
Apesar de muito ter se falado nisso nas comunidades de software livre, vejo em meu curso que muitos ainda não estão sabendo e/ou não dão a devida importância para o assunto.
O que é o OOXML? O Office Open XML é um padrão de arquivos criado pela Microsoft para a suíte Office, e está sendo submetido a votação para ser aceito como um padrão ISO. Porém esse formato de arquivos vem com uma série de falhas, como por exemplo não implementar o sistema de datas já padronizado pela ISO e também faz referências a funções do Windows e do Office as quais só a Microsoft tem conhecimento.
Essas funções implicam que somente a Microsoft possui o conhecimento para uma implementação 100% funcional de seu padrão de arquivos. Outros desenvolvedores como IBM, Sun, Red Hat dentre outros nunca poderão implementar o OOXML sem pagar a Microsoft para ter acesso a essas funções. Como que um padrão pode ser livre, se ele depende de funções de softwares proprietários (fechados)? Simplesmente não há como. E já temos um padrão ISO para a mesma finalidade, o ODF (Open Document Format), que é 100% livre e já é usado por vários softwares como: OpenOffice/BrOffice, Star Office, Google Docs, KOffice, dentre outros.
Concluo que não há necessidade do OOXML ser aprovado como um padrão ISO, pois além das suas falhas, já existe um padrão ISO existente. Por isso devemos lutar para que neste momento para que o OOXML não se torne um padrão ISO. Para que possamos ter um padrão ISO acessível a todos os desenvolvedores. E não termos uma padrão para satisfazer a ganância de uma unica empresa.

Links:
http://www.noooxml.org
http://samadeu.blogspot.com/2007/08/brasil-27-no-contra-24-sim-ao-ooxml.html
http://www.br-linux.org/linux/ooxml-na-iso-dois-relatos-sobre-o-que-ocorreu-na-reuniao-de-terca-na-abnt

Nenhum comentário: